Mudar a experiência do paciente e transformar o atendimento de uma instituição de saúde. Parece uma tarefa muito difícil, não é mesmo? Mas com a ajuda de profissionais especialistas da área e de um evento com contribuições de instituições nacionais e internacionais, é possível dar os primeiros passos no caminho pela melhor experiência do paciente.
Esse foi o intuito da 4ª Semana da Experiência do Paciente, evento promovido pela Patient Centricity Consulting anualmente, para discutir práticas e tendências que envolvem a experiência do paciente. Com a tecnologia como aliada, a edição deste ano, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de abril, teve tradução simultânea em espanhol e português, visando a promover a melhor experiência para os mais de 3.000 participantes.
Essa estrutura permitiu que o conteúdo das palestras chegasse até países como Portugal, Espanha, Chile, Peru, Equador, Panamá, Colômbia, Argentina, Paraguai, México, Japão e Estados Unidos, além dos participantes aqui do Brasil.
Os cinco dias de evento contaram com a contribuição de palestrantes do Brasil, da Espanha e de Portugal, representando instituições renomadas e de referência como: Hospital San Joan de Deú, Santa Casa de Porto Alegre, Instituto de Experiência de Paciente da Espanha, Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer, União das Associações de Doenças Raras de Portugal, Casa Hunter e Patient Centricity.
Segue aqui um resumo de como foi a 4ª Semana PX:
• Começando pelo que realmente importa para o paciente, no primeiro dia abordamos ações estruturadas focadas no paciente pela perspectiva das Associações de Pacientes, como o Instituto Vencer o Câncer, Oncoguia, Rare Disease Portugal e da Casa Hunter.
• Já no segundo dia, tivemos a valorosa contribuição da Dra. Gisele Bastos, diretora de Operações da Santa Casa de Porto Alegre, que falou sobre o case de sucesso da Instituição e mostrou como é possível implantar uma cultura de excelência em experiência do paciente em um hospital que atende 70% dos pacientes SUS.
• No terceiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de absorver um pouco do vasto conhecimento do Dr. Carlos Bezos Daleske, CEO do Instituto de Experiência do Paciente da Espanha, instituição que está na vanguarda da Experiência do Paciente na Europa. Ele apresentou cases de aplicação de uso de indicadores clínicos para melhorar a experiência do paciente, como PROM’s e PREM’s.
• No penúltimo dia, o case foi o do Hospital Materno-Infantil Sant Joan de Déu, em Barcelona. As vivências e experiências desse hospital, que é referência mundial em Experiência do Paciente, foram apresentadas por David Nadal, que é adjunto do Departamento de Experiência do Hospital.
• No quinto e último dia, o destaque foi para o tema “A importância da literacia em saúde para uma melhor Experiência do Paciente”. O assunto foi apresentado e esclarecido pela presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz, e a diretora de Educação em Saúde e Certificação da Patient Centricity, Nancy Yamauchi. O objetivo principal da palestra foi mostrar como é fundamental que os pacientes entendam a condição de saúde deles e os procedimentos a que serão submetidos, para que possam ter uma experiência mais satisfatória.
Lançamento do primeiro livro no Brasil sobre a experiência do paciente!
Além de ricas palestras, a Semana PX 2023 também marcou um momento fundamental para a área: o lançamento do primeiro livro no Brasil sobre Experiência do Paciente, escrito pela CEO e fundadora da Patient Centricity Consulting, Kelly Cristina Rodrigues. De forma fluida e clara, o livro apresenta uma metodologia prática, simples e funcional para estruturar, implementar e administrar um Programa de Excelência em Experiência de Pacientes com eficiência e eficácia.
O futuro
Mesmo com um conteúdo repleto de informações importantes que foram apresentadas durante a Semana PX 2023, a Patient Centricity Consulting destaca que ainda há muito a ser feito para que a experiência do paciente seja aprimorada no país. É necessário que gestores e profissionais de saúde sejam capacitados e estejam comprometidos com a melhoria contínua dos serviços de saúde, sempre levando em consideração a opinião e as necessidades dos pacientes. A Patient Centricity Consulting continuará atuando como uma referência no assunto, contribuindo para uma transformação significativa na experiência do paciente no Brasil.