logo-patientcc
Portuguese PT English EN Spanish ES
Portuguese PT English EN Spanish ES

O design de serviço como ferramenta para o cuidado centrado no paciente

TUDO SOBRE EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

Design de serviço, ou service design, é a abordagem metodológica que a DparaE utiliza para apoio à tomada de decisão estratégica, conforme já apresentamos neste artigo. Neste texto, faremos um outro link: o uso do design de serviço para apoiar o cuidado centrado no paciente, um conceito da área da saúde que vem ganhando força nos últimos anos.

Para escrever sobre este tema com a gente, chamamos a Kelly Cristina Rodrigues, diretora executiva da Patient Centricity Consulting, especialista em experiência do paciente, profissional pioneira em trazer para o Brasil este conceito a partir de conhecimentos e vivências internacionais na Cleveland Clinic, Beryl Institute e Instituto de Experiência de Pacientes da Espanha.

A ligação entre essas duas temáticas fica muito clara em qualquer leitura inicial sobre os temas. Os grandes benchmarks de mercado de empresas que implementaram a gestão da experiência do paciente (PX) usam a abordagem do design em seus casos de sucesso.

A pauta de cuidado centrado no paciente tem dominado os eventos da área no Brasil de 2016/17 para cá, e tem se tornado foco estratégico de grandes instituições de saúde, sejam hospitais, clínicas, operadoras ou indústrias (desde equipamentos até as farmacêuticas). Mas como aplicá-lo na prática? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Bom, vamos começar esclarecendo os termos: o que é design de serviço e o que é cuidado centrado no paciente?

Design de serviço

Design de serviço é o design thinking aplicado a um serviço. Podemos dizer que é a utilização da forma de pensar do design na ação de servir, de realizar algo que serve ou atende a alguém.

O design de serviço é uma metodologia que procura fazer com que os serviços possam ser utilizáveis, fáceis e desejáveis para os usuários, considerando que os usuários podem ser os clientes, os consumidores ou os colaboradores de uma organização. Na área da saúde, os usuários são os pacientes e seus familiares, além dos colaboradores que prestam o serviço.

O importante é pensar que os usuários dos serviços sempre são pessoas! Por isso, podemos sumarizá-lo como algo que coloca as pessoas no centro, seja na construção de soluções de sistemas ou de processos organizacionais.

O design aqui é pensando no sentido de projeto, portanto, design de serviço significa em algum grau projetar serviços. Ao ouvir isso pela primeira vez pode parecer estranho. É mais usual pensar no projeto de um produto ou de uma peça gráfica, mas serviços também podem ser projetados! Por isso, vamos voltar um pouco para entender o que é serviço.

Então, para projetar um serviço que atenda às necessidades de quem os utiliza, emprega-se ferramentas que contribuem para um entendimento mais profundo dos hábitos, das preferências e das necessidades dos usuários, o que pode gerar novas soluções a serem desenvolvidas. Além de fornecer um olhar de fora para dentro do negócio, o design de serviço procura entender o serviço de forma holística, trabalhando com processos que incentivam a colaboração e a cocriação na busca de melhorias ou novas soluções em serviços.

Quando projetamos um serviço é desejável que os colaboradores da organização — e muitas vezes até os próprios usuários dos serviços — se envolvam durante esse desenvolvimento. Esse envolvimento é essencial para que os colaboradores possam entender as necessidades dos usuários do serviço e contribuir para propor melhorias. Além disso, a participação dos colaboradores faz com que essa nova forma de pensar, que coloca os usuários no centro da estratégia das empresas, passe a permear toda a organização.

Com o design de serviço podemos projetar qualquer serviço. Aqui vamos falar sobre projetar um serviço de saúde, de maneira a utilizarmos essa ferramenta nas estratégias de implementação da gestão da experiência do paciente. Agora vamos falar um pouco sobre essa área e seus conceitos.

Cuidado centrado no paciente

Em março de 2001, o Institute of Medicine, hoje chamado de National Academy of Medicine, publicou artigo sobre o novo sistema de saúde para o século XXI — cruzando o abismo de qualidade. Criticando as entregas do sistema americano de saúde, sugeriu seis objetivos para melhoria de tal sistema, dentre os quais menciona o cuidado centrado no paciente, o qual define como:

Cuidado centrado no paciente: prestar cuidados que sejam respeitosos e responsivos em preferências, necessidades e valores individuais do paciente e assegurar que os valores do paciente orientem todas as decisões clínicas.

O início do século XXI de fato marcou as mudanças sobre o entendimento do que é satisfação na área da saúde, e passou-se a observar outros requisitos para qualificar um serviço como bom. O paciente tornou-se protagonista no processo assistencial, sendo um agente ativo no tratamento e no cuidado. A partir desse novo paradigma, passamos a falar sobre a experiência do paciente.

A era da experiência

Vivemos, na verdade, a era da experiência, caracterizada por uma grande servitização da economia — mesmo na venda de produtos, ocorre a venda de serviços correlatos, por isso falamos tanto na venda de uma experiência para clientes. Neste novo contexto, muitas empresas têm colocado seus clientes no foco de sua estratégia e a área da saúde não ficou de fora.

A pauta da experiência do paciente também tem sido de alguma forma abordada em acreditações da área, como a Joint Comission, ONA, Planetree, Qmentum, Magnet, etc. O Instituto de Experiência de Pacientes da Espanha, por exemplo já começou a fazer certificações nos Hospitais da Espanha focados no tema, além de ser uma das dimensões do Triple Aim, lançado em 2008 pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) como uma estratégia para melhorar o sistema de saúde. Mais recentemente, a experiência do colaboradortambém foi adicionada como uma quarta dimensão, do que tem sido chamado de Quadruple Aim.

A implementação de uma gestão da experiência do paciente impacta diretamente em construir uma cultura organizacional que privilegie o tema, ter uma liderança que apoie a sua implementação, além de indicadores estratégicos que apontem o que é importante e o que precisa ser acompanhado e melhorado.

Como exemplo de indicadores estratégicos, podemos citar o como o NPS (Net Promoter Score), que tem se consolidado como uma alternativa objetiva, ágil, de fácil utilização e que traz bons feedbacks de clientes.

Com o olhar atento para a experiência do paciente, com as medições de desempenho como o NPS, com o paciente no foco da estratégica dos negócios de saúde, temos um grande empoderamento dos pacientes no tratamento de saúde. Isso acarreta em novas formas de se tomar e de se prestar serviços de saúde. E por isso, os serviços de saúde precisam ser redesenhados!

O impacto do cuidado centrado no paciente nas organizações de saúde

A assistência em saúde precisa ser vista de maneira sistêmica e integrada para que o paciente esteja no centro do cuidado. A adoção de novas tecnologias é também fator crítico de sucesso nesta empreitada.

Boas práticas vêm sendo desenvolvidas em vários hospitais pelo mundo, inclusive com a implementação de escritórios de experiência do paciente como forma de gerenciar essa experiência.

Um caso de sucesso é o da Cleveland Clinic, que foi descrito por James Merlino no livro intitulado “Obcecados por servir — Construindo valor a partir da experiência do paciente”. O livro inclui também o caso brasileiro doHospital Israelita Albert Einstein.

Para sustentar uma implementação de gestão da experiência do paciente é preciso que essa seja uma diretriz estratégica. Os impactos dessa implementação certamente atingirão os âmbitos tático e operacional do negócio, mas devem ser claros e definidos primeiramente de forma estratégica — a liderança precisa apoiar um projeto de experiência do paciente.

O que é preciso para implementar o cuidado centrado no paciente?

É preciso entender e considerar a cultura da organização. Mesmo tornando a gestão da experiência do paciente uma diretriz estratégica, é preciso compreender e gerenciar a experiência do colaborador e do corpo clínico primeiramente.

Além disso, é preciso definir o que é a experiência do paciente em cada contexto — qual a percepção dos pacientes e familiares daquele serviço? E como os prestadores do serviço o percebem? Para isso, as ferramentas de design de serviço que objetivam o entendimento em profundidade das necessidades dos usuários são muito valiosas.

Instrumentos de avaliação, implantação de gestão da experiência do colaborador, disseminação das boas práticas para sustentar uma boa experiência do paciente e a manutenção de ciclos de melhoria são também passos obrigatórios. O design de serviço serve para todos eles, garantindo uma execução empática, cocriada, holística e evidente (que possui evidências), engajando todos nesse foco.

Então o design de serviço é um caminho para implementação do cuidado centrado no paciente?

Certamente! O mindset do design e as ferramentas do design de serviço são um ótimo caminho para a implementação do cuidado centrado no paciente, para uma efetiva gestão da experiência de pacientes e familiares em uma organização de saúde.

Como preconiza o design de serviço, as pessoas devem ser o centro da estratégia de qualquer negócio, portanto, pensando na área da saúde, o paciente deve ser o foco — ele deve ser ouvido, considerado e respeitado.

Devemos saber o que é valor para paciente e familiares e trabalhar para que esse valor seja entregue. Para que isso ocorra, as empresas precisam evoluir e amadurecer de maneira que as pessoas sejam cada vez mais significativas — todas as pessoas, em todos os contextos, especialmente na saúde.

Autoras: @Claudia Grandi @Kelly Cristina Rodrigues

Últimos Posts

logo-patientcc

Política de Privacidade

A Política de Privacidade do Patient Centricity Consulting foi formulada com o intuito de manter a privacidade e segurança das informações coletadas dos alunos, através da aquisição do curso on-line. A Política de Privacidade do Patient Centricity Consulting, compreende a maneira como as informações que identificam nossos alunos são armazenadas e utilizadas. As informações de contato de nossos alunos poderão ser utilizadas para envio de novas campanhas publicitárias, dicas do curso online, divulgações diversas sobre novidades em nosso curso, dentre outras informações que possam agregar valor ou interesse aos nossos alunos. O Patient Centricity Consulting trará no rodapé de suas mensagens, a opção de cancelamento de envio deste tipo de mensagem. A solicitação após realizada pelo aluno, será atendida no tempo mínimo de 72 horas. Sob nenhuma circunstância o Curso Online do Patient Centricity Consulting, divulga ou comercializa informações pessoais ou dados cadastrais de seus alunos a terceiros. Para mais informações, contate-nos através do email relacionamento@patientcc.com
logo-patientcc

Termos de Uso

Estes termos de serviço regulam o uso deste site. Ao acessá-lo você concorda com estes termos. Por favor, consulte regularmente os nossos termos de serviço.

Acesso ao site

Para acessar o conteúdo deste site poder ser solicitado ao usuário algumas informações pessoais como nome, e-mail e outros. Se acharmos que as informações não são corretas ou verdadeiras, temos o direito de recusar e/ou cancelar o acesso a qualquer tempo, sem notificação prévia.

Restrições ao uso

Você só poderá usar este site para propósitos permitidos por nós. Você não poderá usá-lo em qualquer outro objetivo, especialmente comercial, sem o nosso consentimento prévio. Não associe nossas marcas a nenhuma outra. Não exponha nosso nome, logotipo, logomarca entre outros, indevidamente e de forma a causar confusão.

Propriedade da informação

O conteúdo do site não pode ser copiado, distribuído, publicado, carregado, postado ou transmitido por qualquer outro meio sem o nosso consentimento prévio, a não ser que a finalidade seja apenas a divulgação.

Hyperlinks

Este site pode conter links para outros websites que não são mantidos ou relacionados à nossa empresa. Não somos responsáveis pelo conteúdo destes links. O usuário assume completamente o risco ao acessar estes hyperlinks.

Comentários

Ao postar algum comentário ou depoimento em nosso site você autoriza a publicação do mesmo em qualquer lugar que desejarmos, a fim de cooperar com a divulgação de nossos produtos.

Aviso legal

A informação obtida ao usar este site não é completa e não cobre todas as questões, tópicos ou fatos que possam ser relevantes para seus objetivos. O uso deste site é de sua total responsabilidade. O conteúdo é oferecido como está e sem garantias de qualquer tipo, expressas ou implícitas. O conteúdo deste site não é palavra final sobre qualquer assunto, e podemos fazer melhorias a qualquer momento.

Você, e não a nossa empresa, assume o custo de qualquer serviço, reparo ou correção necessários no caso de qualquer perda ou dano consequente do uso deste site ou seu conteúdo.

Você entende que nossa empresa não pode e não garante que arquivos disponíveis para download da Internet estejam livres de vírus, worms, cavalos de Tróia ou outro código que possa manifestar propriedades contaminadoras ou destrutivas.

Limitação de responsabilidade

A EMPRESA, SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES NÃO SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER DANO EVENTUAL, DIRETO, INDIRETO, PUNITIVO, REAL, CONSEQUENTE, ESPECIAL, EXEMPLAR OU DE QUALQUER OUTRO TIPO, INCLUINDO PERDA DE RECEITA OU RENDA, DOR E SOFRIMENTO, ESTRESSE EMOCIONAL OU SIMILARES MESMO QUE A EMPRESA TENHA ACONSELHADO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. DE NENHUMA FORMA A RESPONSABILIDADE COLETIVA DA EMPRESA E SUAS FILIAIS, AFILIADOS, LICENCIANTES, PROVEDORES DE SERVIÇO, PROVEDORES DE CONTEÚDO, EMPREGADOS, AGENTES, ADMINISTRADORES E DIRETORES EM RELAÇÃO A TERCEIROS (INDEPENDENTE DO TIPO DE AÇÃO, SEJA POR CONTRATO OU QUALQUER OUTRO) EXCEDERÁ A QUANTIA DE R$100 OU O VALOR PAGO À EMPRESA POR TAL CONTEÚDO, PRODUTO OU SERVIÇO DO QUAL A QUESTÃO TENHA SIDO LEVANTADA.

Indenização

Você vai indenizar e isentar a Empresa, suas filiais, afiliados, licenciantes, provedores de serviço, provedores de conteúdo, empregados, agentes, administradores e diretores (referidas agora como Partes Isentas) de qualquer violação desse Termo de Uso por você, incluindo o uso do Conteúdo diferente do expresso aqui. Você concorda que as Partes Isentas não têm responsabilidade ou conexão com qualquer violação ou uso não autorizado e você concorda em remediar toda e qualquer perda, dano, julgamento, prêmios, custo, despesas e honorários advocatícios das Partes Isentas ligadas a violação. Você também indenizará e isentará as Partes Isentas de qualquer reivindicação de terceiros resultante do uso da informação contida neste site.

Marcas registradas

Marcas e logos presentes neste site são propriedade da empresa ou da parte que as disponibilizaram para a empresa. A empresa e as partes que disponibilizaram marca e logo detém todos os direitos sobre as mesmas.

Informação provida pelo usuário

Você não pode publicar enviar, apresentar ou fazer conexão a esse site qualquer material que: você não tenha o direito de postar, incluindo material de propriedade de terceiros defenda atividade ilegal ou discutir a intenção de fazer algo ilegal; seja vulgar, obsceno, pornográfico ou indecente não diga respeito diretamente a este site; possa ameaçar ou insultar outros, difamar, caluniar, invadir privacidade, perseguir, ser obsceno, pornográfico, racista, assediar ou ofender; busca explorar ou prejudicar crianças expondo-as a conteúdo inapropriado, perguntar sobre informações pessoais ou qualquer outro do tipo; infrinja qualquer propriedade intelectual ou outro direito de pessoa ou entidade, incluindo violações de direitos autorais, marca registrada ou direitos de publicidade; violam qualquer lei ou podem ser considerados para violar a lei; personifique ou deturpar sua conexão com qualquer entidade ou pessoa; ou ainda manipula títulos ou identificadores para encobrir a origem do conteúdo promova qualquer empreendimento comercial (ex: oferecer produtos ou serviços em promoção) ou que engaje de qualquer forma em uma atividade comercial (ex: realizar sorteios ou concursos, expor banners patrocinadores e/ou solicitar bens e serviços) exceto que especificamente autorizado neste site; solicitar fundos, divulgações ou patrocinadores; inclua programas com vírus, worms e/ou Cavalos de Tróia ou qualquer outro código, arquivo ou programa de computador destinado a interromper, destruir ou limitar a funcionalidade de qualquer software ou hardware de computador ou telecomunicações; interrompa o fluxo normal da conversa, faça com que a tela “role” mais rápido que os outros usuários conseguem acompanhar ou mesmo agir de modo a afetar a habilidade de outras pessoas de se engajar em atividades em tempo real neste site; inclua arquivos em formato MP3 desobedeça qualquer política ou regra estabelecida de tempos em tempos para o uso desse site ou qualquer rede conectada a ele; ou contenha hiperlinks para sites que contenham conteúdo que se enquadrem nas descrições acima.

Mesmo sem a obrigação de fazê-lo, nossa Empresa reserva o direito de monitorar o uso deste site para determinar o cumprimento desse Termo de Uso assim como o de remover ou vetar qualquer informação por qualquer razão. De qualquer forma você é completamente responsável pelo conteúdo de seus envios. Você sabe e concorda que nem a Empresa ou qualquer terceiro provendo conteúdo para a Empresa assumirá qualquer responsabilidade por nenhuma ação ou inação da Empresa ou referido terceiro a respeito de qualquer envio.

Segurança

Toda senha usada para este site é somente para uso individual. Você é responsável pela segurança de sua senha (se for o caso). A Empresa tem o direito de monitorar a segurança de sua senha e ao seu critério pode pedir que você a mude. Se você usar qualquer senha que a Empresa considere insegura, a Empresa tem o direito de requisitar que a senha seja modificada e/ou cancelar a sua conta.

É proibido usar qualquer serviço ou ferramenta conectada a este site para comprometer a segurança ou mexer com os recursos do sistema e/ou contas. O uso ou distribuição de ferramentas destinadas para comprometer a segurança (ex: programas para descobrir senha, ferramentas de crack ou de sondagem da rede) são estritamente proibidos. Se você estiver envolvido em qualquer violação da segurança do sistema, a Empresa se reserva o direito de fornecer suas informações para os administradores de sistema de outros sites para ajudá-los a resolver incidentes de segurança. A Empresa se reserva o direito de investigar potenciais violações a esse Termo de Uso.

A Empresa se reserva o direito de cooperar totalmente com as autoridades competentes ou pedidos da justiça para que a Empresa revele a identidade de qualquer pessoa que publique e-mail, mensagem ou disponibilize qualquer material que possa violar esse Termo de Uso.
AO ACEITAR ESSE ACORDO VOCÊ ISENTA A EMPRESA DE QUALQUER CONSEQUÊNCIA RESULTANTE DE QUALQUER AÇÃO DA EMPRESA DURANTE OU COMO RESULTADO DE SUAS INVESTIGAÇÕES E/OU DE AÇÕES TOMADAS RESULTANTES DE INVESTIGAÇÕES TANTO DA EMPRESA QUANTO DAS AUTORIDADES DE JUSTIÇA COMPETENTES.

Preencha abaixo para prosseguir: